sábado, 6 de outubro de 2007

Sobre a essência.

Cá estou eu de volta a postar meus textos como antes.
Faltou inspiração nesse meio tempo, como se as idéias passassem pela minha cabeça e depois de um segundo desaparecessem.
Sim, eu ando na rua e começo a pensar em coisas mirabolantes...e aí eu penso, nossa..preciso escrever isso! Só que minha cabeça anda tão ocupada com estudos e com a quantidade de coisas que vem acontecendo na minha vida q eu sei lá..fui esquecendo um pouco daquele meu lado "blog"..daquele lado que eu amo que é de parar uma ou mais de uma vez por semana e escrever meia dúzia de baboseiras aqui.
Bem, sem enrolação agora.
O título? Vou pensar um pouco a respeito. Na verdade, a maioria das pessoas coloca o título depois que termina tudo. Não sou assim. Eu sempre ponho o título antes. É uma boa forma, pq assim o texto fica mais centrado em torno daquilo que vc tá dizendo, no meu caso, sobre essência..o que é algo muito complexo..
segundo o dicinário[Michaelis]: "s. f. 1. Natureza íntima das coisas; aquilo que faz que uma coisa seja o que é, ou que lhe dá a aparência dominante; aquilo que constitui a natureza de um objeto. 2. Existência no que ela tem de mais constitucional. 3. Significação especial. 4. Idéia principal"...leia um montão de vezes a última definição!!! Aliás, leia bem atentamente a todas elas..dá uma olhadinha de novo. Eu recomendo.
Pois é, estamos sempre procurando uma essência no outro, algo que nos faça completo, pq quando a gente conhece a essencia de alguém..aí, meu caro amigo, a gente conhece COMPLETAMENTE essa pessoa. Até porque, essencia é uma coisa mais genética, mais profunda, mais primordial, mais adentrada, mais focada, mais certa, mais óbvia, mais concreta de qualquer ser. Um ser sem essencia, não é um ser. Já diriam alguns filósofos que todos nós mudamos, mas a essencia permanece a mesma...
Então,parando pra pensar na minha essencia... qual seria a minha verdadeira essencia?
Bem, eu respondo...tem um sábio lá que diz que quem conhece a si mesmo é um verdadeiro sábio.
Por isso, eu acho q eu sou a mais ignorante talvez das criaturas... Me acomodei numa carapaça de metamorfose e ao invés de sair mudada, saia mais insegura ainda a respeito das coisas. Assim, eu acabava por sempre cair na questão da verdadeira essencia de novo..
Todos nós somos metamorfoses, a vida é feita de fases, humanos são seres inexplicáveis..Não somos simples equações que podem ser resolvidas em apenas um dia. Somos mais complexos do que até as inequações![estudos de matemática afetando meu cerebro mesmo!]
Maaas..o que eu quero dizer é que mesmo que uma pessoa mude 5848676484864³³³³ vezes na vida dela, a essencia, ou seja, todas aquelas descrições que são para serem lidas bem atentamente, não irão mudar.
Aí você não precisa mais conhecer nada dessa pessoa, só saber o que foi mudado.
Você não precisa decifrar um bando de enigmas..
não mesmo!
Conhecer a essência é como conhecer o gérmen de cristalização[pra quem tá estudando fisqui] de alguém. Porque é dele que tudo começa.
;)

É isso, cá estou eu de volta a postar meus textos como antes.
como antes..como antes..como antes..como antes..
COMO ANTES.
será?

A essencia não mudou. E todo o resto?

Até a próxima.

Um comentário:

Unknown disse...

Todo o resto é assimilável se você conhece a essência. E o que viria a ser a essência e Daiza? Será que é algo simples o suficiente pra se descrever com uma dúzia, ou uma centena, ou um milhão de palavras? Pra mim, a essência de algo compexo como um ser humano é impossível de descrever com palavras. Dá pra arriscar coisas tipo "uma eterna metamorfose indie com cabelo pseudo colorido" mas isso é simplesmente uma "função de estado" de Daiza. Provavelmente daqui a alguns anos isso não vai valer mais, assim como há alguns anos atrás isso não fazia sentido. A essência de Daiza é algo que, mesmo sabendo, você não pode sair contando pra meio mundo. É algo que você aprendeu ao longo do tempo de convívio, mas que vai além das metamorfoses, por detrás delas. É a levantadinha sutil de sobrancelha com alguma coisa que desagrada. É o senso de justiça e de humor utilizados na mesma frase. É a tendência a fases bem definidas: fase gunner, fase blogger, fase indie...
Mas como eu acabe de dizer que não dá pra descrever a essência, isso que eu disse é só uma pseudo-tentativa de sair algo parecido com a essência de Daiza. Que é bem mais que isso, claro. Mas só convivendo muito tempo com alguém é que você aprende a essência dela.

Acho que já chega de blá blá b´lá =]

Beijo, moça!